Quanto se gasta para encordoar uma raquete!

Mas quanto custa encordoar uma raquete de tênis para um jogador comum de clube?

Segundo quanto pesquisado por TENNISGEMS.com nos Estados Unidos. O custo total médio é de 20 a 40 Dólares, com um custo médio das cordas que varia entre 10 e 20 dólares e a mão de obra fica entre 10 e 20 dólares. Segundo outra pesquisa feita com vários fornecedores por RACKETSTRINGERS.COM, na Europa se paga em média 15 Euros pelas cordas e 12,50 Euros pela mão de obra, por tanto o custo médio na Europa fica em 27.50 euros.

O custo das cordas depende de uma variedades de fatores como, marca, e o material das mesmas.

Supondo o uso de cordas de qualidade e confiáveis, e jogadores habituais, os gastos médios aparecem côngruos!

Se a compra das cordas acontece ON LINE, pode-se poupar algo, porque os custos fixos de gerenciamento da loja de material esportivo incidem no custo do produto.

Infelizmente a regra base é que os custos nas lojas de artigos esportivos é sempre mais alto do que ON LINE porque custos tipo a o aluguel incide fortemente no custo da atividade.

Os laboratórios independentes e os HOME STRINGER, obviamente não tem esses custos!

Os professores e os HOME STRINGER geralmente iniciam a encordoar por paixão ou para poupar algum dinheiro, o passo seguinte é iniciar a oferecer os seus serviços para amigos e colegas de clube, iniciando assim um relacionamento de confiança, e de vantagem! Isso porque os novos clientes poupam tempo e dinheiro em relação as lojas de artigos esportivos!

Os preços são sempre mais baixos, isto porque geralmente a atividade é considerada um HOBBY útil para recuperar o investimento da compra da máquina de encordoar e pouco mais.

Mas o interesse pelos serviços destes “profissionais” pode crescer muito rapidamente!

Estes HOME STRINGER se deparam com uma pergunta :continuar a encordoar como hobby ou iniciar a oferecer um serviço profissional? Deve ter sido essa a razão que levou Nate Fergusson a se tronar um encordoador profissional. E em 1998 ele subiu de nível fundando PRIORITY ONE empresa que teve a felicidade de trabalhar para PETE SAMPRAS depois que Nate tinha customizado suas raquetes nós oito anos anteriores!!!

Hoje em dia essa boutique empresarial oferece seus serviços de “FINE TUNING “de raquetes a um seleto grupo de jogadores entre eles DJOKOVIC, FEDERER, (cliente dês de 2004), WAWRINKA, MURRAY, RAONIC, ISNER para nomear alguns!

O objetivo é oferecer assistência nos 4 GRAND SLAM e aos torneios de alto nível durante o tour ATP.

Quais são os custos normais durante os torneios ATP?

Quando se trata de serviços de encordoamento a maioria dos jogadores ATP utilizam os encordoadores locais colocados à disposição pela organização do torneio e que cobram uma tarifa nominal de até 20 U$D por raquete. Apesar de isto ser mais do que suficiente para a maioria dos jogadores profissionais, percebemos que um seleto grupo de jogadores nada deixa ao acaso e quer poder contar com o mesmo encordoamento semana após semana.

Quanto gastam estes seletos jogadores?

Durante o SWISSINDOORS de 2019 na Basileia, o canal de televisão suíço SRF falou com RON YU de PRIORITY ONE, (durante a pandemia, o NEW YORK TIMES escreveu uma matéria sobre ele) que revelou que o pacote de FEDERER custa ao tenista suíço 40.000,00 U$D por ano.Este gasto garante que os serviços personalizados oferecidos pro PRIORITY ONE cubram os 4 GRAND SLAM, todos os MASTER 1000 e alguns ATP 500 que o tenista suíço joga regularmente joga como DUBAI, HALLE e Basileia.

Sabendo que em 2019 os torneios que Federer jogou foram 17 (Lever Cup excluída), isso representa 2353,00 dólares por torneio jogado. Em termos de percentagem de prêmios (PRIZE MONEY), Federer ganhou 8.716.975,00 dólares em 2019 isso significa que ele gastou 0,5 % de seus lucros em quadra para encordoar suas raquetes.

Considerando que Federer ao longo da temporada de 2019 jogou 63 partidas (W/L 53 – 10) e que em cada partida o suíço usa um set de 9 raquetes, aparece fácil calcular o custo para encordoar cada raquete durante um torneio.

40.000,00: 63: 9 = 70.55 U$D

Assim posto parece econômico o custo para cada raquete em um torneio para um jogador desse nível.

Mas não é totalmente claro quantas outras coisas são pagas a parte e o que está realmente incluso no pacote.

Outros clientes como Tsonga gastaram 3,7 % dos PRIZE MONAY ganho em 2019 durante os torneios para encordoar, já o Milos Raonic gastou 3,1 %. Cada jogador mencionado acima porem ganhou mais de um Milhão de dólares que ainda é uma quantia ainda muito acima da média dos PRIZE MONEY ganha pelos jogadores em geral.

Em conclusão, após esse longo excurso poderemos observar como os materiais sintéticos aumentaram a duração das cordas das raquetes de tênis, permitindo a um número superior de pessoas de poder praticar esse esporte.

Se porem a troca dos matérias das cordas foram até agora promovidos por razões ligadas especialmente a minimização dos custos de produção e uma procura da melhora da performance dos jogadores, quem escreve essa matéria sustenta a tese de que a inovação futura chegará de fatores ligados a preservação ambiental, causa essa já abraçada por vários jogadores do circuito!

Pelo que se refere ao encordoador profissional, sendo o tênis um esporte de topo, aonde a desigual partilha da riqueza obedece a logicas de mérito, é possível prever que estes profissionais e suas boutiques empresariais poderão sobreviver sempre que não sejam substituídas por maquinas robóticas, mais convenientes e tendo um impacto de inovação muito forte.  

Na próxima matéria falaremos de “cordas veganas e o futuro dos materiais “ Antonio