Técnicas de encordoamento o PRE-STRECH

Originalmente esta técnica de encordoamento era usada quase exclusivamente para encordoamentos em TRIPA NATURAL, o intento porem continua sempre o mesmo que seria tentar  reduzir a sucessiva perda de tensão das cordas até as mesmas manter as próprias características elásticas.

E’ útil não confundir esta técnica com o estiramento completo das cordas em tripa natural, que é feito pelo menos algumas horas antes de iniciar o encordoamento e sem o auxílio da máquina encordoadora. Frisamos isso ao fim de não confundir o nosso leitor, a técnica que iremos explicar tem razões diferentes e é efetuada automaticamente com as nossas maquinas eletrônicas modelos 480Plus RhapsoJ e Rhapso Pro , o pre-Strech pode ser configurado, personalizando de1% a 30%. Poderemos assim personalizar pre tensionamentos dependendo do tipo de corda que será montada.

Esta função é também útil para algumas cordas em fibra de poliéster (monofilamentos) como as cordas de seção poligonal (nossas Rebel e Iron Spin) ou as plasmáticas ( nossas Iron Magic, Black Magic Iron Axe e outras).

Especificadamente as motivações não são principalmente atribuíveis as deformações elásticas, mas a necessidade de evitar perda de tensão por atrito. Todas as cordas, e em especial os poliésteres poligonais criam atritos em curvatura e especialmente quando se cruzam as horizontais com as verticais. Aplicar o PRE-STRECH nessas cordas reduz a perda de tensão por acomodação do reticulo durante a primeira hora de jogo porque reduz de muito os atritos que inevitavelmente se criam durante a montagem.

info_pre-t1

 

Como funciona:

Podemos operar com muitas percentuais de PRE-STRECH em relação ao valor de carga impostado no display. Ativando a função a cada tração de corda, simplesmente apertando o interruptor de tração do rotor (TP480PLUS ) o do puller (RHAPSO J e RHAPSO PRO) ,a máquina efetuará (dependendo da percentagem de PRE-STRECH escolhida) uma primeira tração a um valor superior da carga impostada no display (1° step).

Sucessivamente a corda é trazida a um valor de carga mais baixa (o puller retorna para trás) sem nunca desvincular a corda do seu bloqueio (2° step).

O ciclo de tração se conclui com uma ulterior tração ao valor de carga originaria impostada no display (3° step).

info_pre-t2

Os três step são sequenciais e operados automaticamente pela máquina.

NOTA:  Precisamos que algumas técnicas recomendadas em alguns fórum de apaixonados encordoadores come a dupla tração da última corda antes do fechamento com o nó, devem se considerar inúteis se se possuem maquinas desenvolvidas como as nossas. Um coreto uso das funções PRESTRETCH e KNOT (nó), inclusive em conjunto, reduzem as perdas de tensão derivados da montagem mantendo altos os standard de qualidade e rápidos tempos de execução do encordoamento.

Consultoria Técnica Protennis.it

Diego Naccari

Tradução Tenisprof.

Antonio Lago